Funcionamento e aplicações
O Sistema TINO – Global Water Solution, é um Sistema de Monitoramento de Água com Responsabilidade Compartilhada.
O Sistema Tino é uma solução para monitoramento de água em tempo real para caixas d’água/reservatórios em prédios, condomínios, hotéis ou indústrias.
É um sistema que sinaliza excesso ou a falta de água e notifica através de mensagens de alerta para os responsáveis e demais usuários de acordo com a hierarquia do problema.
O Sistema Tino é o Primeiro e Único sistema patenteado de monitoramento de água com aviso para usuários e administradores.
Com ele é possível evitar desperdício pelo excesso de água e possíveis danos no sistema elétrico pela falta ou excesso; além de danos ou contratempos pessoais dos usuários.
O sistema preocupa-se com o Meio Ambiente por enviar aos usuários mensagens de economia de uso e Conscientização Ambiental em situações de alerta. O que muda o hábito de consumo dos usuários.
O Sistema TINO nasceu da busca de uma SOLUÇÃO para alguns PROBLEMAS RECORRENTES nos prédios e grandes estabelecimentos:
A falta de água:
✓ seja por panes sistêmicas internas;
✓ corte de abastecimento por manutenção de rede;
✓ corte de abastecimento por rodízio em períodos de estiagem;
✓ ou excesso de uso de água;
O desperdício de água:
✓ Especialmente por panes nos sistema elétrico (funcionamento contínuo da motobomba) e/ou hidráulico (defeito na boia), onde a água sai pelo ‘ladrão’ da
caixa d’água gerando desperdício e prejuízos financeiros.
✓ Até a visita de um Técnico Responsável pela solução do problema, muitos prejuízos e transtornos foram gerados.
O envio das notificações ocorrem de forma offline e duas formas online.
A notificação offline utiliza da Rede Móvel Pessoal, em resumo, da telefonia celular. Neste caso a notificação é via mensagem de texto SMS, e independe de acesso à rede de Dados Wi-Fi, 3G, 4G ou superior. Neste caso, o recebimento da notificação depende somente do número cadastrado estar com cobertura da sua operadora de celular.
As notificações online ocorrem de duas formas: por E-mail e pelo aplicativo de mensagens Telegram.
Por e-mail é independente qual o provedor de e-mail que o cliente possui. Em relação ao Telegram, é necessário que o aplicativo esteja instalado no aparelho celular.
As mensagens serão enviadas para os servidores de E-mail e para o Telegram. As mensagens são entregues ao usuário em tempo real. Entretanto, para recebimento instantâneo da notificação, é necessário que o aparelho celular esteja conectado à uma rede de dados móvel ou Wi-Fi.
Para maior eficiência na Urgência do recebimento das mensagens de alerta, é sugerido que as notificações de mensagens do celular estejam ativadas. Caso contrário, o usuário somente saberá sobre os problemas de excesso ou falta d’água quando, e se acessar os aplicativos de mensagens de texto (SMS), Telegram ou mesmo o E-mail.
Pensando na melhor efetividade no envio das mensagens de alerta, e na garantia do recebimento das mesmas, seja para os Administradores quanto para o usuário final, utilizamos da mesma tecnologia aplicada nas mensagens de alerta em áreas de barragem.
As mensagens de broadcasting (para múltiplos usuários) em áreas de barragem possuem hierarquia de prioridade de envio nas operadoras de telecomunicações, em relação às demais mensagens e tráfego de informação. Desta forma, garantimos a urgência no envio das mensagens, e com isso, nossos clientes possuem tempo hábil para tomada de ação, antes que maiores danos ocorram.
Neste caso, o Sistema Tino é pioneiro na aplicação desta hierarquia para fins de monitoramento de água!
Assista ao funcionamento do Sistema Tino em escala de maquete com variação do nível hidrostático do reservatório de água.
No vídeo é simulado:
Baixe agora o material de apresentação institucional do Sistema Tino em PDF clicando neste link e tenha mais informações na palma da sua mão.